O Seguro D&O (Directors & Officers, na sigla em inglês) é uma modalidade de seguro que visa garantir a tranquilidade e proteção para executivos e administradores de empresas.

Diretores e administradores possuem grandes responsabilidades na gestão de empresas, podendo ser responsabilizados por seus atos de gestão. Mundialmente, a lei prevê a responsabilização, civil ou criminal, de diretores e administradores que causaram danos durante a sua gestão na empresa.

Cobertura à base de reclamação

A seguradora somente será responsável pelos sinistros avisados durante a vigência da apólice ou durante prazo complementar ou suplementar, relativamente a omissões ou atos danosos praticados pelos segurados durante a vigência da apólice ou anteriormente, se houver período de retroatividade da cobertura. Em outras palavras, a apólice garantirá tão somente os sinistros efetivamente avisados à seguradora durante a vigência da apólice, ou durante prazo complementar, se aplicável, ou suplementar, se contratado.

Cobertura à base de reclamação com notificação

Permite ao segurado que notifique por escrito, durante a vigência da apólice, fatos ou circunstâncias que possam dar origem a reclamações futuras amparadas pelo seguro (i.e., expectativas de sinistro).
Neste caso, a seguradora, uma vez notificada, será responsável por eventual sinistro futuro relacionado ao fato comunicado durante a vigência da apólice, ainda que a reclamação somente venha a ser proposta pelo terceiro prejudicado após o término do prazo de vigência da apólice ou ainda após a extinção do prazo complementar ou suplementar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×